O termo Kairós refere-se tanto a uma personagem da mitologia, quanto uma antiga noção grega para referir-se a um aspecto qualitativo do tempo. A palavra Kairós, em grego, significa o momento certo. Sua correspondente em latim, momentum, refere-se ao instante, ocasião ou movimento que deixa uma impressão forte e única para toda a vida.
Na estrutura temporal da civilização moderna, geralmente se emprega uma só palavra para significar o "tempo". Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: khronos e kairos. Enquanto khronos refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, o tempo que se mede, e kairos é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece, a experiência do momento oportuno. É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o "tempo de Deus", enquanto khronos é de natureza quantitativa, o "tempo dos homens".
Kairós refere-se a uma experiência temporal na qual percebemos o momento oportuno em relação à determinado objeto, processo ou contexto. Em palavras simples, diríamos que Kairós revela o momento certo para a coisa certa. Kairós simboliza o instante singular que guarda a melhor oportunidade, ele é o momento crítico para agir, a ocasião certa, a estação apropriada.
Na teologia cristã, em síntese pode-se dizer que khronos, é o "tempo humano", é medido em anos, dias, horas e suas divisões. Enquanto o termo kairos, que descreve "o tempo de Deus", não pode ser medido, pois "para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia”.
Grupo de Oração Kairós Teixeira de Freitas - Bahia
Paroquia Santa Rita de Cassia - Diocesse Teixeira de Freitas / Caravelas - BA
Blog: Kairós teixeira: www.kairoscomcristo.blogspot.com/
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003403772467
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3867347784418517338&rl=t
Twitter:https://twitter.com/kairoscomcristo
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003403772467
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3867347784418517338&rl=t
Twitter:https://twitter.com/kairoscomcristo
0 comentários:
Postar um comentário